Médicos atendem mulheres pela 2ª etapa do Mutirão na Mamografia
As mulheres cujos exames realizados durante o Mutirão da Mamografia apresentaram alguma alteração serão atendidas por dois médicos mastologistas e um radiologista a partir das 7 horas da manhã desta sexta-feira, dia 17, na unidade de referência à Saúde do Idoso, Hipertensão e Diabetes/Programa de Saúde do Idoso (Prosi/Hiperdia), antigo lactário, no bairro Zildolândia. Será a segunda etapa do mutirão promovido pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, no mês de março passado.
Desta vez, o retorno será apenas para as pacientes que estão sendo avisadas por visita domiciliar dos agentes comunitários de saúde ou por telefone para aquelas mulheres que registraram na ficha o número de fixo ou celular ao comparecer ao estande montado pela Prefeitura ao lado da carreta na Praça Rio Cachoeira. “As mulheres que deverão comparecer a unidade Prosi/Hiperdia devem estar de documento de identidade para facilitar o atendimento antes do procedimento da equipe médica”, avisa a diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Saúde, Aline dos Anjos.
Segundo explicou é necessário que as pacientes sigam corretamente a orientação recebida dos agentes ou pelo contato telefônico, inclusive quanto ao horário de atendimento para que seja evitada a superlotação. “Também é preciso que as mulheres convocadas para o exame com os especialistas não se desloquem cedo demais ou fora do agendamento”, acrescenta Aline dos Anjos. Após o atendimento será definida a forma de acompanhamento de cada paciente, inclusive quanto ao tratamento adequado.
A Secretaria Municipal de Saúde continua a entrega dos resultados dos exames realizados durante o Mutirão da Mamografia, que em março beneficiou 5.286 mulheres com idade a partir de 35 anos. As pacientes que se submeteram ao exame bilateral da mama em março e que ainda não retiraram os resultados devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, já que a entrega é por bairro. Com o mutirão um número maior de mulheres foi submetido a exames que ajudarão a prevenir câncer de mama, que é uma das doenças que mais matam no mundo.